Para Pensar!

"Em missão"


Olha o horizonte, amigo

E vê o mundo que passa.

Todos esperam por ti,

Por esse dão, por essa graça.


Tens em ti o compromisso,

O testemunho de uma missão.

Dá um passo em frente e segue.

Vai ao encontro do irmão.


Já todos esperam por ti,

Buscam um animador.

Escuta o chamamento:

Serviço, respeito e amor.


Tens fé e formação

Conheces a realidade

E depois deste teu Curso,

Serás especialista em humanidade.


Dinamizas e orientas,

Acompanhas e escutas.

Na partilha e no diálogo,

Sabes que também educas.


Prudente e assertivo,

Sabes como incentivar.

Todos confiam em ti

Para os poderes animar.


Madalena Rubalinho

sábado, 5 de junho de 2010

Aprendizagem colaborativa e aprendizagem cooperativa

Aprendizagem colaborativa: é um recurso na área de educação que consiste em estabelecer um procedimento onde o aluno, ou usuário, em conjunto com o professor, estabeleçam buscas, compreensão e interpretação da informação de assuntos determinados.
Esta aprendizagem, coloca os membros de uma comunidade de forma a poderem contribuir com os seus conhecimentos. O processo de ensino aprendizagem não envolve somente a ligação professor/aluno, mas sim, todos aqueles que fazem parte do grupo de aprendizagem.

A aprendizagem colaborativa permite a troca de experiência; o ponto de partida e de chegada da aprendizagem, é por meio das relações advindas de experiências que envolvem a acção de conhecer e a possibilidade de escolha, tornando o conhecimento mais significativo.


A Aprendizagem cooperativa é um processo educacional onde os participantes ajudam e confiam uns nos outros para atingir um objectivo definido.

Objectivo comum - O que é comum às estruturas é que as pessoas trabalham juntas, para atingir um objectivo comum. Trocam ideias em vez de trabalharem sozinhos, ao contrário de trabalhos em grupo, em que não há garantias de que todos serão participativos. A aprendizagem cooperativa está estruturada de tal forma, que um aluno não se possa aproveitar dos esforços de um colega.

Possibilidades- A aprendizagem cooperativa/colaborativa é interactiva e como um membro do grupo, a pessoa pode:

1.Desenvolver e compartilhar um objectivo comum.
2.Compartilhar a sua compreensão do problema: questões; insights e soluções.
3.Responder ou/e trabalhar para compreender os questionamentos, insights e soluções dos outros.

Podemos assim dizer, que a aprendizagem cooperativa representa uma educação em que os actores envolvidos no processo não trabalham sozinhos ou isolados no processo de construção do conhecimento. Compartilham-se ideias em rede, de modo que aquilo que uma pessoa construiu possa estar aberto ao público para discussão e até mesmo edição. Passa-se, então, a um processo de construção colectiva, onde todos os envolvidos podem interagir e construir de maneira conjunta novos conhecimentos.

Ao falar de aprendizagem cooperativa é possível fazer algumas observações quanto a estruturas de funcionamento do assunto tratado.
Segund, Maçada e Tojiboy (1998) "o conceito de cooperação é mais complexo, pois pressupõe a interacção e a colaboração, além de relações de respeito mútuo e não hierárquicas entre os envolvidos, uma postura de tolerância e convivência com as diferenças e um processo de negociação constante". Cabe ainda frisar o que as autoras dizem a este respeito:
"Para existir cooperação deve haver, interacção, colaboração, mas também objectivos comuns, actividades e acções conjuntas e coordenadas" (MAÇADA e TIJIBOY, 1998).

Sem comentários:

Enviar um comentário