Para Pensar!

"Em missão"


Olha o horizonte, amigo

E vê o mundo que passa.

Todos esperam por ti,

Por esse dão, por essa graça.


Tens em ti o compromisso,

O testemunho de uma missão.

Dá um passo em frente e segue.

Vai ao encontro do irmão.


Já todos esperam por ti,

Buscam um animador.

Escuta o chamamento:

Serviço, respeito e amor.


Tens fé e formação

Conheces a realidade

E depois deste teu Curso,

Serás especialista em humanidade.


Dinamizas e orientas,

Acompanhas e escutas.

Na partilha e no diálogo,

Sabes que também educas.


Prudente e assertivo,

Sabes como incentivar.

Todos confiam em ti

Para os poderes animar.


Madalena Rubalinho

quinta-feira, 3 de junho de 2010

Metodologia de Trabalho de Projecto

A Metodologia do Trabalho de Projecto, é uma proposta pedagógica "recente" que torna possível o desencadear de um verdadeiro crescimento pessoal e profissional, consistindo essencialmente numa actividade a desenvolver em equipa, durante a qual se procura tratar de um problema (com raízes na envolvente social). Trata-se de um óptimo treino de trabalho em grupo, aprendizagem pela prática e pelo esforço físico.

A Metodologia do Trabalho de Projecto consiste na adopção de um conjunto de procedimentos, técnicas e instrumentos com vista a atingir os objectivos do projecto. Podemos identificar três principais fases, cada uma delas de importância vital para o êxito do empreendimento:
Fase de estudos: trata-se de uma fase preliminar, em que se recolhem e ponderam informações de interesse sobre o assunto do projecto e estabelece a comunicação com entidades relevantes, para discutir e culminar numa decisão: a de fazer ou não nascer um projecto. Se se pretender o avanço do projecto, então passar-se-a à fase seguinte.
Fase de planeamento: com base em informações anteriores, durante esta fase estabelece-se a estratégia do projecto, definem-se as linhas de acção, identificam-se os recursos e calendarizam-se as tarefas. Este trabalho deve ser documentado e realizado pela equipa de projecto, ou pelo menos por parte dela, uma vez que vai ser necessário dispor de várias informações, incluindo de natureza técnica, de tal modo que o planeamento efectuado seja realista.
Fase de realização: são executadas as acções definidas no plano de projecto. Isto implica a mobilização atempada dos recursos humanos e materiais e o acompanhamento das acções por parte da gestão do projecto. Se houver desvios ao planeado, deverão ser estudadas e colocadas em prática medidas de recuperação, de tal modo que os objectivos do projecto não resultem comprometidos. Reformulações do plano inicial poderão ter consequências indesejáveis, mas por vezes isso é inevitável, face a contratempos imponderáveis.
Ao longo destas fases, deve sempre estar presente um forte espírito de equipa e uma firme liderança rumo aos objectivos. Uma preocupação permanente com a qualidade e com a avaliação é também um factor muito importante. A equipa de projecto deverá reunir-se frequentemente, para monitorizar o progresso e coordenar as acções. A vários níveis, convirá ir tomando acções correctivas sempre que houver desvios. Certamente que uma equipa que desenvolva projectos reflecte bastante sobre a sua acção, procurando aplicar nos projectos futuros os ensinamentos resultantes das experiências anteriores.

Objectivos da metodologia do trabalho de projecto

- Desenvolver um trabalho em grupo
- Identificar e possibilitar a compreensão dos problemas
- Perceber o  investigador como pessoa reflexiva
- Possibilitar o crescimento e desenvolvimento a todos os níveis
- Promover todos e cada um
- Estimular a cooperação entre todos os elementos da comunidade educativa
- Permitir o desenvolvimento equilibrado da Pessoa Humana
- Privilegiar as dinâmicas de grupo
- Contribuir para a maturação pessoal

Sem comentários:

Enviar um comentário