Para Pensar!

"Em missão"


Olha o horizonte, amigo

E vê o mundo que passa.

Todos esperam por ti,

Por esse dão, por essa graça.


Tens em ti o compromisso,

O testemunho de uma missão.

Dá um passo em frente e segue.

Vai ao encontro do irmão.


Já todos esperam por ti,

Buscam um animador.

Escuta o chamamento:

Serviço, respeito e amor.


Tens fé e formação

Conheces a realidade

E depois deste teu Curso,

Serás especialista em humanidade.


Dinamizas e orientas,

Acompanhas e escutas.

Na partilha e no diálogo,

Sabes que também educas.


Prudente e assertivo,

Sabes como incentivar.

Todos confiam em ti

Para os poderes animar.


Madalena Rubalinho

sexta-feira, 14 de maio de 2010

Metodologia/Método/Técnica

A Metodologia é o estudo dos métodos. Ou então, as etapas que se devem seguir num determinado processo. Tem como objectivo captar e analisar as características dos vários métodos disponíveis, avaliar suas capacidades, potencialidades, limitações ou distorções e criticar os pressupostos ou as implicações de sua utilização. Além de ser uma disciplina que estuda os métodos, a metodologia é também considerada uma forma de conduzir a pesquisa ou um conjunto de regras para ensino de ciência e arte.
"O saber do animador refere-se aos conhecimentos que deve possuir para desempenhar convenientemente a sua tarefa formativa, entre os quais são de destacar o Método da Animação, nas suas diferentes vertentes." (Jardim, 2003)
A Metodologia é a explicação minuciosa, detalhada, rigorosa e exacta de toda acção desenvolvida no método (caminho) do trabalho de pesquisa. É a explicação do tipo de pesquisa, do instrumental utilizado (questionário, entrevista, etc.) do tempo previsto, da equipe de pesquisadores e da divisão do trabalho, das formas de tabulação e tratamento dos dados, enfim, de tudo aquilo que se utilizou no trabalho de pesquisa. A metodologia pode ser dividida em vários métodos até chegar num determinado objectivo.
Segundo Ander-Egg (2000), apesar das diferentes propostas metodológicas, no campo da animação existe acordo no seguinte aspecto: deve ser uma metodologia participativa e dialogante que, em todos os seus momentos e acções, tende a gerar processos, que implicam todas as pessoas.

Método (do Grego methodos, met' hodos que significa, literalmente, "caminho para chegar a um fim").
Para Decartes, em toda a obra permeia a autoridade da razão, conceito banal para o homem moderno, mas um tanto novo para o homem medieval (muito mais acostumado à autoridade eclesiástica). A autoridade dos sentidos (ou seja, as percepções do mundo) também é particularmente rejeitada; o conhecimento significativo, segundo o tratado, só pode ser atingido pela razão, abstraindo-se a distracção dos sentidos. Uma das mais conhecidas frases do Discurso é “Je pense, donc je suis”, o acto de duvidar como indubitável, e as evidências de "pensar" e "existir" ligadas.
"O método da animação tem-se revelado, nos últimos tempos, como um dos métodos mais eficazes para a revitalização da vida pessoal e social, uma vez vez que consegue responder a algumas das perguntas fundamentais da vida. Fá-lo intervindo na forma como são cultivadas as sementes presentes no interior da pessoa e tende em vista frutos de vida nova" (Jardim, 2003)

Técnica é o procedimento ou o conjunto de procedimentos que têm como objectivo obter um determinado resultado, seja no campo da Ciência, da Tecnologia, das Artes ou em outra actividade. Estes procedimentos não excluem a criatividade como factor importante da técnica, como os conhecimentos técnicos e a capacidade de improvisação. A técnica não é privativa do homem, pois também se manifesta na actividade de todo ser vivo e responde a uma necessidade de sobrevivência. No animal, a técnica é característica de cada espécie. No ser humano, a técnica surge de sua relação com o meio e caracteriza-se por ser consciente, reflexiva, inventiva e fundamentalmente individual. O indivíduo aprende-a e fá-la progredir. Só os humanos são capazes de construir, com a imaginação, algo que logo podem concretizar na realidade. Campos de acção: o campo da técnica e da Tecnologia responde ao interesse e à vontade do homem de transformar o seu ambiente, procurando novas e melhores formas de satisfazer as suas necessidades ou os seus desejos. Esta actividade humana e ao seu produto resultante, chamamos técnica e Tecnologia, segundo o caso. A técnica também pode ser passada de geração para geração. A palavra tem origem do grego techné cuja tradução é arte. A técnica, portanto, confundia-se com a arte, tendo sido separada desta ao longo dos tempos.
"A entrevista constitui um dos instrumentos mais eficazes para avaliar o percurso evolutivo da animação sócio cultural em Portugal. Trata-se de uma técnica, também, para diversos fins, mas, habitualmente, tem em vista algo mais do que a simples compilação de dados, uma vez que é utilizada igualmente, para informar, educar, orientar, motivar, etc., conforme o propósito profissional que se persegue (...)." (Lopes, 2006)

Para pensar!

"Um Toque"

Olhou-me fixamente nos olhos
E abriu um sorriso inocente.
Tinha pouco mais de um metro,
Olhos vivos e expressivos,
Cabelo desalinhado.
Estava cansado das corridas
Mas uma alegria Extrema transparecia
No olhar, na face rosada,
Na camisa por fora dos calções.
Toqou-me na perna e foi-se.
Ainda hoje não sei porque parou.
Algo lhe despertou o interesse.
Talvez a inquietude
Ou o olhar triste e vazio.
Sei apenas que passou por mim e parou.
Não falou.
Não fez qualquer pergunta.
Mas disse tudo o que eu precisava de ouvir:
Que havia alegria,
Que havia esperança,
Que o mundo tem futuro.
Que é possivél comunicar
Sem fazer grandes discursos,
Sem tirar muitos diplomas.
Simplesmente acreditar,
E viver e sorrir
E amar.
Madalena Rubalinho