![](https://lh3.googleusercontent.com/blogger_img_proxy/AEn0k_tgsRKBdirHmnnwvZDd1ulb_x_0GCBIWW6qlEZUbkQxgomIARiym2RrU4KZBEaoykp1HlDkNiZZ9_MFoL0U32NSVjlWZc0DnF4IktMZilddrgs1xCCvbszs6I3mZDdI=s0-d)
A
Metodologia é o estudo dos métodos. Ou então, as etapas que se devem seguir num determinado processo. Tem como objectivo captar e analisar as características dos vários métodos disponíveis, avaliar suas capacidades, potencialidades, limitações ou distorções e criticar os pressupostos ou as implicações de sua utilização. Além de ser uma disciplina que estuda os métodos, a metodologia é também considerada uma forma de conduzir a pesquisa ou um conjunto de regras para ensino de ciência e arte.
"O saber do animador refere-se aos conhecimentos que deve possuir para desempenhar convenientemente a sua tarefa formativa, entre os quais são de destacar o Método da Animação, nas suas diferentes vertentes." (Jardim, 2003)
A Metodologia é a explicação minuciosa, detalhada, rigorosa e exacta de toda acção desenvolvida no método (caminho) do trabalho de pesquisa. É a explicação do tipo de pesquisa, do instrumental utilizado (questionário, entrevista, etc.) do tempo previsto, da equipe de pesquisadores e da divisão do trabalho, das formas de tabulação e tratamento dos dados, enfim, de tudo aquilo que se utilizou no trabalho de pesquisa. A metodologia pode ser dividida em vários métodos até chegar num determinado objectivo.
Segundo Ander-Egg (2000), apesar das diferentes propostas metodológicas, no campo da animação existe acordo no seguinte aspecto: deve ser uma metodologia participativa e dialogante que, em todos os seus momentos e acções, tende a gerar processos, que implicam todas as pessoas.
Método (do Grego methodos, met' hodos que significa, literalmente, "caminho para chegar a um fim").
![](https://lh3.googleusercontent.com/blogger_img_proxy/AEn0k_sTwWh74HfTS761Z21yL5ufl2aM4i-wYfrVef7n6BttCXIgRXULWjEgYNcBetzlrxWSJKMfaVYQprf5AbZDIyj7xpGyMw_hxGvwBHUhxZf4KVh7icm7Np8TpOVSKVWVcwKmtw=s0-d)
Para Decartes, em toda a obra permeia a autoridade da razão, conceito banal para o homem moderno, mas um tanto novo para o homem medieval (muito mais acostumado à autoridade eclesiástica). A autoridade dos sentidos (ou seja, as percepções do mundo) também é particularmente rejeitada; o conhecimento significativo, segundo o tratado, só pode ser atingido pela razão, abstraindo-se a distracção dos sentidos. Uma das mais conhecidas frases do Discurso é “Je pense, donc je suis”, o acto de duvidar como indubitável, e as evidências de "pensar" e "existir" ligadas.
"O método da animação tem-se revelado, nos últimos tempos, como um dos métodos mais eficazes para a revitalização da vida pessoal e social, uma vez vez que consegue responder a algumas das perguntas fundamentais da vida. Fá-lo intervindo na forma como são cultivadas as sementes presentes no interior da pessoa e tende em vista frutos de vida nova" (Jardim, 2003)
Técnica é o procedimento ou o conjunto de procedimentos que têm como objectivo obter um determinado resultado, seja no campo da Ciência, da Tecnologia, das Artes ou em outra actividade. Estes procedimentos não excluem a criatividade como factor importante da técnica, como os conhecimentos técnicos e a capacidade de improvisação. A técnica não é privativa do homem, pois também se manifesta na actividade de todo ser vivo e responde a uma necessidade de sobrevivência. No animal, a técnica é característica de cada espécie. No ser humano, a técnica surge de sua relação com o meio e caracteriza-se por ser consciente, reflexiva, inventiva e fundamentalmente individual. O indivíduo aprende-a e fá-la progredir. Só os humanos são capazes de construir, com a imaginação, algo que logo podem concretizar na realidade. Campos de acção: o campo da técnica e da Tecnologia responde ao interesse e à vontade do homem de transformar o seu ambiente, procurando novas e melhores formas de satisfazer as suas necessidades ou os seus desejos. Esta actividade humana e ao seu produto resultante, chamamos técnica e Tecnologia, segundo o caso. A técnica também pode ser passada de geração para geração. A palavra tem origem do grego techné cuja tradução é arte. A técnica, portanto, confundia-se com a arte, tendo sido separada desta ao longo dos tempos.
"A entrevista constitui um dos instrumentos mais eficazes para avaliar o percurso evolutivo da animação sócio cultural em Portugal. Trata-se de uma técnica, também, para diversos fins, mas, habitualmente, tem em vista algo mais do que a simples compilação de dados, uma vez que é utilizada igualmente, para informar, educar, orientar, motivar, etc., conforme o propósito profissional que se persegue (...)." (Lopes, 2006)