"Um método de trabalho que requer a participação de cada membro de um grupo, segundo as suas capacidades, com o objectivo de realizar um trabalho conjunto, decidido, planificado e organizado de comum acordo”. Dicionário Geral das Ciências Humanas.
Trata-se de um trabalho em equipa que deve ser orientado para a resolução de um problema considerado importante e real por cada um dos participantes, que permita aprendizagens novas e ser estudado ou resolvido tendo em conta as condições da sociedade em que as pessoas vivem
Pressupostos Pedagógicos do Projecto
Potencialidades do Trabalho de Projecto:
- Desenvolver competências sociais (comunicação, trabalho em equipa, gestão de conflitos, tomada de decisões, avaliação de processos…);
- Ligar e a teoria à pratica;
- Promover aprendizagens e desenvolver múltiplas capacidades nas pessoas (criatividade, pensamento critico, resolução de problemas…);
- Construir uma relação pedagógica entre as pessoas e os animadores que permite ao grupo um espaço de expressão das suas curiosidades, conhecimentos e desejos.
Problemas e projectos
O objectivo da pedagogia de projecto, é transformar um problema em projecto.
Existem dois tipos de propblemas:
- Um que procura respostas através de pesquisa e raciocínio (problemas intelectuais de conhecimento ou curiosidade);
- Outro que procura soluções que implicam modificações na realidade física ou social (problemas sociais, espaço, relacionais ou de funcionamento).
Fases do Trabalho de Projecto
1- Escolha do Problema;
2- Escolha e formulação dos problemas parcelares;
3- Preparação e planeamento do trabalho;
4- Trabalho de Campo;
5- Ponto da situação;
6- Tratamento das informações recebidas e preparação do relatório e da apresentação;
7- Apresentação dos trabalhos;
8- Balanço;
Projecto de trabalho de grupo
Fases do trabalho de grupo:
- Acolhimento (Quem sou eu?)
-Troca de informações (Quem são vocês?)
- Fixação de objectivos (O que vamos fazer?)
- Organização e controlo (Como vamos fazer?)
- Conclusão e apresentação do trabalho (Que fizemos?)
Projecto como inquietação
Conceito chave:
Intencionalidade; Negociação; cooperação; Autonomia; Inovação; Incerteza; Cidadania.
Avaliação
Projecto de trabalho de grupo
Fases do trabalho de grupo:
- Acolhimento (Quem sou eu?)
-Troca de informações (Quem são vocês?)
- Fixação de objectivos (O que vamos fazer?)
- Organização e controlo (Como vamos fazer?)
- Conclusão e apresentação do trabalho (Que fizemos?)
Projecto como inquietação
Conceito chave:
Intencionalidade; Negociação; cooperação; Autonomia; Inovação; Incerteza; Cidadania.
Avaliação
“Avaliar significa examinar o grau de adequação entre um conjunto de informações e um conjunto de critérios adequados ao objectivo fixado, para tomar uma decisão”.
KETELE, Jean Marie; DAMAS, Maria; - Observar para Avaliar. Coimbra, Livraria Almedina, 1985.
Processo de Avaliação
- Instauração do processo de avaliação;
- Forma de avaliação do processo: impacto, resultados;
- Elementos técnicos da avaliação: registos, indicadores, etc.
- Planificação temporal da avaliação;
“… devemos programar a gestão de todo o processo de avaliação para se incorporar como mais uma peça do conjunto do funcionamento da intervenção. A avaliação requer uma organização e recursos específicos, sobretudo um sistema integrado dentro do conjunto do projecto. Desta maneira, a avaliação é mais um factor de gestão global da intervenção, evitando as práticas habituais de a transformar num apêndice discricionário do funcionamento de uma organização.”
TRILLA, Janne (coord.) – Animação Sociocultural: Teorias, Programas e Âmbitos. Lisboa, Instituto Piaget, 2004.
Avaliação de um projecto
- A avaliação a realizar deverá ter em conta tanto o produto final, como o processo percorrido para alcançar esse produto;
- Preconiza-se a auto avaliação individual e do grupo, através de uma atitude crítica face aos resultados alcançados;
- É importante a avaliação regular do trabalho desenvolvido e do próprio processo;
- A avaliação deve ser partilhada.
Avaliação de um projecto
- A avaliação a realizar deverá ter em conta tanto o produto final, como o processo percorrido para alcançar esse produto;
- Preconiza-se a auto avaliação individual e do grupo, através de uma atitude crítica face aos resultados alcançados;
- É importante a avaliação regular do trabalho desenvolvido e do próprio processo;
- A avaliação deve ser partilhada.
Sem comentários:
Enviar um comentário