Para Pensar!

"Em missão"


Olha o horizonte, amigo

E vê o mundo que passa.

Todos esperam por ti,

Por esse dão, por essa graça.


Tens em ti o compromisso,

O testemunho de uma missão.

Dá um passo em frente e segue.

Vai ao encontro do irmão.


Já todos esperam por ti,

Buscam um animador.

Escuta o chamamento:

Serviço, respeito e amor.


Tens fé e formação

Conheces a realidade

E depois deste teu Curso,

Serás especialista em humanidade.


Dinamizas e orientas,

Acompanhas e escutas.

Na partilha e no diálogo,

Sabes que também educas.


Prudente e assertivo,

Sabes como incentivar.

Todos confiam em ti

Para os poderes animar.


Madalena Rubalinho

quinta-feira, 1 de julho de 2010

Pensar no Futuro

 Temos de pensar o futuro, por dever para com os nossos antepassados e como responsabilidade perante o presente. É necessário trabalhar no âmbito do conhecimento e da educação em direcção  a um verdadeiro presente e futuro aberto, ou seja, aquilo que o indivíduo escolher para poder responder de forma aequada, às situações que surgirem pela frente.
Na minha perspectiva, a estratégia passa pela atitude e pelo desenvolvimento de comportamentos que preparam para um futuro aberto e não procuram condicionar esse futuro em função do presente.
A preparação para o futuro individual e colectivo, faz-se através de: uma acrescida e progressiva consciência da realidade das situações constantes do presente; interligação das várias àreas do saber; desenvolvimento de uma atitude aberta ao futuro; promoção de atitudes criativas; exercício de refleção e comunicação sobre a humanidade e o futuro; estar atento aos sinais do futuro e dispormo-nos a participar na sua preparação.
Para podermos manter-nos aberto ao futuro, devemos viver o mais satisfatóriamente possivel o presente, sem compremeter as possibilidades futuras.
A ideia é viver um presente com dignidade e satisfação, mas orientados para o que podemos viver a tornarmo-nos.
Também se deve realçar a necessidade de reforçar os laços sociais no presente e manter-se aberto à realidade,onde a insatisfação com as respostas, possibilita a busca de melhores soluções,nomeadamente,por meio da "Expanção Mental".
Dedica-se a esperar o futuro só quem não sabe viver o presente,mas a vida é tudo o que acontece enquanto projectamos o futuro, o que dependerá daquilo que fazemos no presente!

 Penso ser uma pessoa aberta à preparação do futuro, para isso considero poder contribuir para o desenvolvimento de uma atitude aberta ao futuro. Para esse efeito dou importância relevante à interligação das várias áreas do saber (multidisciplinaridade, interdisciplinaridade e transdisciplinaridade, visando sempre a perspectiva global para agir local). Para isso devo ter uma acrescida e progressiva consciência das situações circunstanciais do presente.

Perguntaram ao Dalai Lama....

"O que mais te surpreende na Humanidade?"

E ele respondeu:

"Os homens... Porque perdem a saúde para juntar dinheiro, depois perdem dinheiro para recuperar a saúde.
E por pensarem anciosamente no futuro, esquecem do presente de tal forma que acabam por não viver nem o presente nem o futuro.
E vivem como se nunca fossem morrer...
... e morrem como se nunca tivessem vivido.


Isabel Gautier

Sem comentários:

Enviar um comentário